quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diálogo pressupõe presença

Secretaria de Comunicação
DCE CEB - UFSJ

Nota em diálogo com esta outra.


Além de faltar a uma reunião marcada com representantes do CEB, não fomos convidados para dialogar. A questão é a que ponto chegou o atropelo às instâncias do movimento estudantil. Essa é a tônica da Reitoria.



No dia 23 de maio, haveria uma reunião entre a comissão da Assistência Estudantil do CEB e os representantes da Administração da UFSJ. No mesmo dia aconteceram mais dois fatos relevantes: 1) O anúncio da verba do Plano Nacional de Assistência Estudantil pelo governo 2) O anúncio do ônibus intercampi – que tem relação com esta verba e conta com complemento da universidade. Haveria uma reunião com membros do CEB e ninguém além destes alunos apareceu, logo depois veio à notícia da tônica do diálogo na reunião que acontecera com outros alunos e alguns dos representantes que nos deixaram esperando.

É preocupante. Esta recente conquista do ônibus intercampi foi utilizada pelo Reitor numa clara manobra políticagem para anunciar a conquista visando se  propagandear junto a seus “aliados”, e com isso, busca dividir os estudantes e uma vez mais deslegitimar suas instâncias. Instrumentaliza um cargo público, entregando-o a interesses privados (pessoais). Pretende limpar a barra depois dos lamentáveis episódios que protagonizou atropelando decisões dos Centros Acadêmicos e duas mil assinaturas de estudantes. Agora aparece com um “me dê a mão que te dou um bolso.” Como se o cofre público fosse feito para barganha e diálogo mediado por verbas.

Para o Conselho de C.A.’s (CEB) a conquista é de todos que se beneficiarão com este transporte – é questão de bom senso saber que em uma reunião de dois dias não se aprova um projeto destes - lembramos que alternativas de transporte é uma das nossas pautas, e vem sendo trabalhada desde 2008, em breve postaremos uma Ata daquele ano com a pauta. Ademais o ônibus intercampi é um passo para a questão do transporte, que precisa melhorar. A partir do anúncio do intercampi, há muito trabalho para pensar em como funcionará na prática - trabalho que será feito por representantes do CEB e da Administração da UFSJ.

Da nossa parte, não há problemas de diálogo, apenas não vamos mudar a conversa por que entramos no gabinete e fechamos a cortina. Lembramos que a “Acolhida” (recepção de calouros) deste ano foi construída pelo DCE com a Administração. O Debate sobre o Consórcio Universitário, pedido pelo DCE ano passado, foi feito pelo Reitor e o Conselheiro Discente do DCE.

Quem não está disposto a dialogar?

Fatos, não palavras

a) DCE-CEB:


b) “REITORIA”


Reiteramos aqui um pressuposto de nossa organização: a discordância é saudável ao debate fraterno, de maneira a superar as possíveis divergências, e não escondê-las. Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e desde já informamos que procuramos a administração para esclarecer a situação, afinal sabemos que pra conversar precisamos convidar. A reunião está marcada para o dia 24 de junho, pra vocês verem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário