terça-feira, 19 de abril de 2011

ASSEMBLÉIAS JÁ!

Os estudantes foram surpreendidos no dia 28 de março de 2011 com a notícia de que o Conselho Universitário (CONSU), órgão máximo que toma as principais decisões sobre os rumos da UFSJ, apresentava uma proposta de mudança do estatuto que alterava as formas de representação estudantil. Após quase um mês de discussões, com mais de oitenta estudantes presentes em suas reuniões, no dia 18 de abril a administração da universidade tentou atropelar o desejo de mais de 2 mil estudantes. Através de um abaixo assinado, esses estudantes clamavam simplesmente pelo direito de ter o prazo de realização de suas Assembléias Gerais respeitado. Indo na contramão de sua vontade, o Conselho aprovou a votação em “regime de urgência”, ou seja, a votação teria de ocorrer naquela mesma reunião.

Os estudantes, indignados com a postura autoritária da administração da universidade, sentiram-se não apenas no direito, mas no dever de impedir que a votação arbitrária ocorresse. Assim, quando o presidente do conselho, professor Helvécio Luiz Reis, encaminhou a votação, os estudantes se manifestaram exigindo o respeito ao prazo para a realização das Assembléias Gerais. Diante disso, os conselheiros deixaram a sala de reuniões sem expressar seus votos, o que garantiu que a votação não ocorresse. Agora os estudantes terão o tempo hábil para expor seu posicionamento nas Assembléias.

 
As Assembléias ocorrerão em cada um dos campi, onde os estudantes definirão sobre a forma de indicar seus representantes para o Conselho. TODOS OS ESTUDANTES poderão participar das discussões e votar – cada um no campus que sedia seu respectivo curso.
 
Convocamos todos os estudantes a participar das assembléias:

  • Campus Santo Antônio – 28/04, às 18:30, no Teatro
  • Campus Dom Bosco – 02/05, às 20:30, no Teatro
  • Campus CTAN – 03/05, ÀS 18:30, no pátio central (prédio REUNI)
  • Campus Alto Paraopeba – 03/05, às 16:30 e 20: 30, em frente ao laboratório de Civil
  • Campus Sete Lagoas – 04/05, às 16:30
  • Campus Centro Oeste Dona Lindu – 05/05, às 17:30 no saguão da cantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário