terça-feira, 5 de abril de 2011

Opinião: Conheça o Movimento Diretas Já

O modelo atual do Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ em que os representantes dos estudantes são eleitos indiretamente por um pequeno grupo de alunos (CEB - Conselho de Entidades de Base) e sem permitir a participação de todos os estudantes da Universidade nestas decisões sobre quem os representarão sua maior entidade de representação (CONSU) está nitidamente agonizando e vai na contra-mão do movimento mundial em favor de uma democracia ampla.

A CEB hoje não consegue representar os reais interesses da comunidade acadêmica, tanto que é fato a constante desmobilização e crescente esvaziamento deste espaço que deveria ser de ampla participação e de grande espaço de construção de propostas e discussão sobre os problemas e desejos dos alunos e se tornou espaço de pura teoria e retórica, salvo raras excessões.

Para piorar, a forma como o Movimento Estudantil da UFSJ se organiza hoje facilita a ingerência nele por parte da Reitoria e outros interessados, que pelo seu universo reduzido se torna sedutor e fácil sua cooptação, como recente denúncia de tentativa de interferência do Reitor. Mais que isso, o modelo atual é apático e pouco sedutor não possibilitando o engajamento de novos atores na política estudantil, pois privilegia alunos tutelados por grupos políticos internos da UFSJ, e assim tira do Movimento estudantil uma das suas maiores características que é servir como oficina ou laboratório para formação política e cidadã dos universitários. Além disso, o modelo atualmente defendido não é uma escolha do próprio Movimento Estudantil, é uma bandeira política defendida por um partido político que a defende abertamente em sua página na internet, assim o argumento de que o DCE-CEB está livre de intervenção político partidária é falsa.

A eleição direta é sim o melhor mecanismo de garantir que o desejo da comunidade acadêmica seja respeitado, uma vez que expõe idéias, proporciona debates de conteúdos, e força quem pretende dirigir o DCE/CONSU formular proposta e ter objetivos enquanto dirigente. Isto com certeza levarão em conta o que pensam os alunos para formulação de suas propostas, tendo assim mais legitimidade na sua representação. Sabemos também que, uma eleição direta não é a solução de todos os problemas e que tem suas falhas, mas com certeza ela quebra a apatia e o desconhecimento de que existe uma entidade que legitimamente representa os estudantes da UFSJ. A eleição direta proporciona a cidadania, o direito de escolha e de troca, torna o aluno sujeito ativo do processo de decisão e não de mero expectador como vem sendo. E é caldeirão de idéias, debates, que pode ser a porta de entrada para novos atores e militantes do movimento estudantil, e que desta forma é o mais legítimo por acolher qualquer um que deseja conhecer a participar do movimento, isto significa DEMOCRACIA!

Ao contrário do que foi defendido para este modelo indireto de eleição dos representantes dos alunos no CONSU e DCE, o que se vê hoje é um constate esvaziamento dele e a crescente apatia com as questões que dizem respeito à comunidade acadêmica.

A eleição direta é uma conquista histórica para o Brasil que custou inúmeras vidas, e é defendida como o maior e melhor instrumento democrático no mundo, e que aqui na UFSJ não pode ser diferente!


Por isso chamamos todos os estudantes da UFSJ para a defesa das DIRETAS JÁ NO MOVIMENTO ESTUDANTIL!


Estamos do lado da Juventude. Porque sonhamos e podemos. Queremos trabalhar, estudar e nos divertir. Da nossa forma colorida e sem limites. Com guitarras ou skates, livros e muitas canções. Queremos nossos direitos. Da nossa forma responsável e despojada. Somos uma nova geração de indignados e, assim, revolucionários cheios de sentimentos de amor. Nosso palco são as ruas. Nossas armas, as pessoas que lutam.


Estamos do lado da Democracia. Para que cada um tenha liberdade de expressar sua opinião com as mesmas condições que qualquer outro. Para que os espaços decisórios dos grandes aos pequenos dilemas tenham as portas abertas à novidade e às divergências. Porque é na contraposição das idéias que surgem as soluções mais inteligentes. Queremos a radicalização da democracia. Nas escolas e fábricas. Nos municípios e países. Nos movimentos sociais e na cultura. Porque ninguém é detentor das verdades e ninguém é receptáculo vazio.

DIRETAS JÁ!

Veja outros textos do movimento, aqui e aqui.

3 comentários:

  1. Vamos pontuar este texto, que foi base do panfleto colorido das “Diretas” distribuído na UFSJ.

    Antes de tudo, parabéns ao DCE, pelo exemplo democrático. Publicar em seu blog o texto dos que querem ferir sua autonomia. Quem não deve, não teme.

    Dizer que o CEB é “um pequeno grupo de estudantes” é uma afronta à inteligência. Nele estão representantes de CA’s e DA’s, eleitos por suas bases todos os anos. Ou seja, nele estão, em potencial, todos os estudantes da UFSJ que se propõem a dar um voto em seu CA.

    Ademais, trata-se de um conselho aberto a TODOS OS ESTUDANTES, diferente de um grupo partidário que controlava o DCE antes de 2004, que usava o DCE nas eleições de cargos políticos e de reitor.

    Que movimento mundial em favor da ampla democracia? Os adeptos desta tese provavelmente estão entendendo a guerra na Líbia como este “amplo movimento”, afinal, o tipo de “democracia” que se quer impor na Líbia (a democracia liberal, do dinheiro) é a mesma defendida pro CONSU.

    Dizer que o CEB é CONSTANTEMENTE desmobilizado é assinar mais uma vez o atestado que estes indivíduos não vão ao CEB. Deste conselho tem saído há quase sete anos decisões que trouxeram grandes conquistas pros estudantes.

    Além do que, é um conselho plural, composto por pessoas que se fiscalizam. Disso, resulta que não há relato de corrupção nestes últimos anos. Diferente da turma que esteve antes de 2004 que, à época, comprou um sofá de R$ 3 mil, o que, hoje, daria um valor de mais de R$ 5000 (calculada a inflação). Um sofá muito caro.

    O texto simplesmente inverte a realidade. Diz que o CEB induz “a intervenção do reitor”. Ora, o reitor aqui tem que enfrentar maratonas, chantagear, ameaçar CA’s e DA’s, pra TENTAR inibir. E ano passado mostrou seu fracasso. Diferente de outros reitores, que é só fazer uma ligação pra um deputado ou, no máximo, pra um presidente de DCE. Pergunte pra estudantes da UFMG ou da UFV ou da UFJF, ou da....etc, etc, como funciona por lá.

    Aliás, o reitor gosta tanto desta democracia atual dos estudantes no CONSU, que lançou uma proposta de mudança estatutária a 5 dias da reunião do conselho(o estatuto é o documento interno máximo de qualquer instituição, é como se fosse uma constituição federal pra república...já pensou numa Constituição sendo mudada em 5 dias?).

    Pior que o reitor propor isso é ver os conselheiros aceitarem tudo quase consensualmente.

    O reitor, repentinamente, resolve virar um defensor da democracia. Lembra muito aqueles surtos “humanitários” repentinos do governo norte-americano, que de repente enxergam armas de destruição em massa num país e o invade (pois, no fundo, só querem o petróleo e o controle político). Sacou a semelhança?
    Se este reitor tivesse algum compromisso com a democracia, proporia uma mudança no estatuto PROIBINDO PROFESSOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO DE PARTICIPAR DO CONSU. Afinal, numa universidade onde fazer política é: ou estar do lado da reitoria ou estar sujeito a perseguição, os professores antigos da casa ficam desestimulados de participar do CONSU, e os departamentos praticamente obrigam os professores em estágio probatório a serem conselheiros (No CONSU hoje são 6 nestas condições, num total de 19 professores!!). Daí, imaginem a capacidade da reitoria de reprimir professores nestas condições? É só “sair da linha” que.... “quero ver seus documentos do estágio...” ou “fulano de tal (meu aliado) irá relatar seu estágio...”. Lamentável.

    Ademais, o texto é cínico, pois coloca a intervenção do reitor como um problema, sendo que este movimento age sincronizadamente com o reitor. O Sr. Helvécio foi o Ricardinho e o movimento petista foi o Giba – entrou só pra cortar.

    Sim, o movimento de fato não seduz. Não seduz os vaidosos, interesseiros e oportunistas que devem olhar pra Brasília hoje, ver o Reginaldo Lopes no seu terceiro mandato e pensar “tudo começou no DCE UFSJ...ai que vontade...”

    ResponderExcluir
  2. A experiência de DCE defendida atualmente é uma escolha dos estudantes, que votaram na chapa KAMIKAZE que tinha a PROPOSTA ÚNICA de mudar o estatuto. Além do que, foi aprovado numa assembléia que contou com a presença do PT e DEM (que foram contrários à proposta), mas não conseguiram superar os estudantes que optaram por esta democracia.

    Sim. O PCB defende abertamente a experiência de DCE, e defender isso publicamente num blog é um atestado de que não tem segredo pra ninguém. Além do que, todos os militantes do PCB tem nome, CPF e endereço, e não são ocultos pra ninguém. Realmente o DCE conta com participação partidária. Conta com todos os partidos que se propõem a construir e participar. Já contou e conta com pessoas filiadas ao PCB, Consulta Popular, PSOL, PC do B, PV, PT, PSDB, PSTU e até DEM (inclusive o DCE teve por muito tempo um tesoureiro do DEM, muito eficiente, diga-se de passagem). E existiu e existe no DCE-CEB uma ampla maioria que não tem partido, mas que levam suas concepções de mundo pra reuniões (seja anarquista, de direita, esquerda...).

    Aliás, nas eleições de 2008 pra prefeitura o PCB apoiou um candidato, em 2010 o núcleo de São João del Rei deste partido lançou um deputado federal e onde tava o DCE?? Em alguma campanha? Botando algum dinheiro seu? Diferente de 2002. É só ir no DCE Campus Santo Antônio que vai encontrar adesivo do Reginaldo Lopes colado nas janelas até hj.

    Aliás, qual o problema de ser de partido? Quem escreve este panfleto não é um partido? Se pra vcs ser de partido é um pecado, então vocês estão assinando um atestado de sujeira, não?
    Sim, a eleição direta é o melhor mecanismo. Vejam só o Brasil. A Dilma disse que seria mantidos os concursos públicos e...cortou tudo. O Obama disse que retiraria tropas do Iraque e Afeganistão e....invadiu a Líbia. O Sidinho prometeu em 2004 que não acabaria com o restaurante popular e...acabou com eles. O Helvécio prometeu em 2008 a implementação da rádio da UFSJ e...cadê? tá ouvindo algo? A chapa que ganhou as eleições do DCE UFMG 2010 prometeu respeitar as decisões do Conselho de CA’s e...descumpriu decisão da primeira reunião deste conselho!! Etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc....tendendo ao infinito ( ∞).

    Grandes defensores da democracia. E não sabem nem qual é o papel do conselheiro universitário, pois seu papel fundamental é se posicionar sobre as questões da Universidade que SURGIRÃO NO FUTURO. Ou seja, o conselheiro pra se candidatar terá que fazer curso com a mãe Diná, terá que exercitar futurologia, andar com uma bola de cristal na sua campanha. (sem falar que este tipo de conselheiro não poderia ter seu mandato revogado, diferentemente de hoje).

    Assim como o DCE, que tem papel fundamental também de se posicionar na conjuntura. Aí vai lá aquela ladainha das chapas.. “prometo lutar por moradia, por RU...enfim, por tudo que o estudante quer...”. daí vem lá uma vontade do reitor em abrir um campus no interior do Acre e os diretores de DCE vendem seu apoio sem peso na consciência.. “afinal, não prometemos nada com relação ao Acre...”

    E sim. A eleição direta provoca uma efervescência danada...roubos, fraudes, baixaria, acusações, caso de polícia...vai parar na justiça, trava a entidade, só não vai pro programa do ratinho pq não dá IBOPE. (veja recentemente USP, UFRJ, PUC-MG...)

    E sim, as eleições diretas formam...forma corruptos, especialistas em fraudes, em contar mentiras...

    Vejam só os repletos exemplos de militantes do ME...Serra, Genoíno, Cristiano....Reginaldo Lopes...veja só este último, de um partido dito dos trabalhadores, em 2005 votou contra os....trabalhadores!! bingo! Reforma da previdência, retirando direito de aposentados.

    A eleição direta é uma conquista histórica pro Brasil. Foi o melhor que se conseguiu a 26 ANOS atrás. Ademais, não é uma referência muito boa né...pq até pisar em prego é menos pior do que viver sob o julgo de uma ditadura.

    ResponderExcluir
  3. Nessa lógica, daqui a pouco vão defender o SANGUESSUGA como método pra aliviar a pressão arterial, pq o sanguessuga salvou muitas vidas quando não existia remédio pra pressão. Ou então vão falar que o trabalho assalariado é a melhor saída de todos os tempos!! Afinal de contas, ele nos tirou da escravidão né...

    Sim, aqui na UFSJ não pode ser diferente da maior parte do mundo. Afinal, um mundão tão justo né? Sim. Defendem as eleições diretas como o melhor instrumento do mundo. A CIA defende isso, General Golbery defendeu isso no fim da ditadura, o Banco Mundial também tem estudos sobre isso. Realmente, a UFSJ não pode ser diferente!

    E vocês chamaram todos os estudantes pra defender esta “grande bandeira” e....apareceu 4 ou 5 lá no CONSU, além de integrantes da “grandiosa e democrática” UEE e UNE, aqueles museus, que só trazem glória do passado! Enquanto do lado do DCE estavam 50 Estudantes.

    Quanto ao penúltimo parágrafo, me digam...essa poesia toda saiu de onde? Isso não tá parecendo Ferreira Goulart, nem Carlos Drumond...seria do Arnaldo Jabor? Ah não, é do Pedro Bial, só pode ser! (pessoal, parem de tratar estudantes como otários, vcs vão se frustrar muito).

    E parem de mentir também...vcs dizem que estão do lado da democracia e estão atentando contra ela? Democracia significa poder da maioria, sabiam?

    Enfim, são argumentos tão sólidos, tão sólidos, que ao invés de “diretas já” deveria se chamar movimento TATU. Dá as caras uma vez e esconde debaixo da terra (espero que seja de vergonha).

    ResponderExcluir