quarta-feira, 13 de abril de 2011

O posicionamento da ASCOM

CONSU discute mudanças no Estatuto da UFSJ
 

O Conselho Universitário (Consu) resolveu deliberar sobre mudanças pontuais no Estatuto, como resultado dos trabalhos de dois anos da Comissão de Estrutura dos campi fora de sede. Resta, agora, ao mesmo Conselho, deliberar sobre a forma de escolha dos representantes dos alunos e se será reservada uma das vagas dos alunos para a representação estudantil da pós-graduação stricto sensu.

Sobre a forma de escolha dos alunos, o atual Estatuto determina que os representantes estudantis sejam indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Comissão propõe que os representantes dos estudantes sejam eleitos pelos próprios alunos, estendendo-se assim, isonomicamente, a mesma forma de escolha de professores e técnicos administrativos para o Conselho.

Alunos e técnicos administrativos terão benefícios com as mudanças do Estatuto. Por exemplo, já foi aprovado que tanto os alunos quanto os técnicos passam a ter, no Consu cinco representantes cada. Antes, eram somente dois de cada segmento. O aumento cumpre o que determina a Lei 9.192/1995 de que a composição dos órgãos colegiados das universidades federais deva ter no mínimo 70% de docentes e até 30% de alunos e técnicos administrativos.

As mudanças do Estatuto são necessárias para que os professores dos campi fora de sede venham a ser representados legitimamente no Conselho Universitário. Sem estas mudanças, especialmente os campi Centro-oeste Dona Lindu e Sete Lagoas, que preferiram a estrutura de centro e sem departamentos, ficariam de fora do Consu. O Estatuto da UFSJ em vigor assegura participação no Conselho Universitário somente de representantes docentes de departamentos.
------
Assustadora distância entre se fazer um belo Seminário de Política de Comunicação e respeitar questões básicas expostas neste seminário; disse o Prof. Simeone:
É papel da comunicação no nível político: Gerar coesão interna por possuir a capacidade de interferência na cultura e no clima organizacional.

Desafios:
Lidar com a diversidade interna.
Gestão autônoma e descentralizada.

Ou ainda outras intervenções quando se disse: Informar é diferente de comunicar, a informação unilateral é um erro, não significa que se está comunicando.
Comunicação: Diretiro Universal, humano e político.

---
A resposabilidade desta universidade com uma comunicação de qualidade é fundamental - parte considerável da tão debatida Democracia. O que perderiam ao comunicar com clareza a atual situação de debate? O que perderiam ao ter nos procurado para uma mínima opinião enquanto alunos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário