quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notas à ASCOM


Secretaria de Comunicação
DCE CEB - UFSJ

Refrescando a memória

A ASCOM – ainda sem uma política de comunicação da UFSJ - passa por momentos extremamente delicados, na medida em que cai nas graves armadilhas que, até o momento servindo a nada, anteviu em seu Seminário. Sem a mais elementar compreensão do que de lá saiu: “a compreensão do papel estratégico da comunicação, no qual os meios se assumem como o novo lócus das representações sociais, interferindo no cotidiano dos indivíduos, das instituições e da sociedade de uma forma geral.” Coloca em xeque a liberdade de expressão e personifica suas ações em torno do que pretende à administração. É indispensável que tenhamos uma política de comunicação, para que assim se finde o reino da falta de bom senso, da confusão entre o público e os interesses escusos e privados.

Armadilha na estratégia

Segundo o professor Simeone (UFMG) “(...) a política de comunicação tem que ser plenamente institucionalizada, sob pena de ficar restrita à condução das assessorias, o que certamente vai esvaziá-la ou restringi-la. A armadilha aqui é que a política seja atropelada pela personificação. ‘Não podemos negar o conflito nem endossar pretensões de controle.’ (...)”

Uma proposta do Conselho de Entidades de Base

A comunicação através do Portal da UFSJ tem grande impacto na vida da comunidade universitária. Muitas das vezes, se publica notícias controversas e não há maneiras de saber ou de manifestar a opinião sobre a notícia. Propomos abertura para comentários em todas as notícias veiculadas no site da universidade.

É chegado o momento de levar a UFSJ a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário