segunda-feira, 30 de maio de 2011

Relato do Fórum de Integração Universitária

Lavras, 28 de maio de 2011



Os Diretórios Centrais das universidades federais de Lavras, São João Del Rei, Juiz de Fora e Alfenas; reunidos durante o Fórum de Integração Universitária da UFLA nos dias 27 e 28 de maio de 2011, debateram sobre as realidades de cada IFES perante o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio Universitário das sete universidades do Sul-Sudeste Mineiro – PDIC.

Analisamos a realidade de nossas universidades notando problemas estruturais básicos como a insuficiência de Assistência Estudantil, Moradia, R.U., transporte, investimento em pós-graduação, pesquisa, ensino e extensão, estruturas físicas, qualificação e quadro de docentes – condições inadequadas ao ensino superior.

Após intensa discussão os quatro DCEs presentes puderam relatar desafios que devem ser considerados na construção do Consórcio para que este venha a cumprir objetivos e metas na transformação e melhoria da educação superior brasileira, visto que em tal projeto há incertezas de suas origens e continua sendo conduzido, na maioria das vezes, de maneira obscura e verticalizada. Em suma, as preocupantes debilidades apresentadas devem ser superadas para um processo de qualificação do ensino superior.

Reafirmamos a necessidade de debates e respostas para com todos os setores das universidades. Respeitando a autonomia de cada IFES, a comunidade acadêmica tomará ciência da proposta em andamento e poderá se posicionar em suas instâncias.


Assinam este documento


Diretório Central dos Estudantes – UFJF

Diretório Central dos Estudantes – UFSJ

Diretório Central dos Estudantes – UFLA

Diretório Central dos Estudantes - UNIFAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário