quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aprovado novo calendário da UFSJ: veja as datas e mais informações

O DCE participou hoje, dia 26 de Setembro, da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ (CONEP), que reformulou o calendário letivo da universidade.

As reivindicações que o DCE recolheu na "Roda de conversa" realizada no dia 14 de Setembro no Campus Santo Antônio, foi acrescida das reivindicações do Diretório Acadêmico do CAP, do Centro Acadêmico de Medicina do CCO e transformada em documento enviado ao responsável por relatar a proposta do novo calendário, professor Dimas José de Resende. O documento construído pelos estudantes nas organizações estudantis supracitadas foi contemplado em todos os seus pontos fundamentais.




E não foi só o DCE que se preocupou em defender o mínimo prejuízo para os estudantes na reposição das atividades acadêmicas e regularização do calendário. O Sindicato dos professores pediu, entre outras coisas, a manutenção das bolsas de monitoria e a remarcação das férias dos servidores. O Sindicato dos técnicos disse que estaria de acordo com o calendário proposto, contanto que este atendesse as reivindicações dos estudantes.

Com as contribuições dos 3 segmentos em mãos, a DICON, junto com a Pró-reitoria de Ensino e o professor Dimas, estudaram longamente as possibilidades e elaboraram a proposta para o novo calendário apresentado hoje ao CONEP. Após debates e pequenas modificações, o Conselho definiu as datas referentes ao 1º e 2º semestres de 2012: 

Calendário aprovado:

1º Semestre de 2012
Início: 27/02/12
Interrupção: 17/05/12
Reinício: 20/09/12
Término: 10/11/12

2º Semestre de 2012
Início: 26/11/12
Recesso: 22/12/12 a 14/01/13
Término: 27/04/13


Outras questões:

FÉRIAS

De acordo com a lei trabalhista, o professor tem direito a 45 dias de férias por ano. E como sem professor não há aula, nós também teremos recesso. O CONEP dividiu esses dias de recesso em três etapas de 15 dias. A primeira delas se dará em Novembro, do dia 10 ao 26, a segunda será em Janeiro, do dia 1 ao dia 14, e as próximas ainda serão votadas pelo Conselho.

EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS E TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Foi prorrogado para o dia 16 de Outubro o prazo para exclusão de disciplinas e trancamento de matrícula. O processo deve ser feito através da intranet.

ENSINO À DISTÂNCIA

O calendário dos cursos de ensino à distância continua sendo o anterior à greve e deverá ter, daqui até a normalização do presencial, calendários paralelos e independentes destes; portanto, o ensino à distância continua seguindo o ritmo letivo normal.

AULAS NO SÁBADO?!

O sábado é dia letivo na UFSJ e, portanto, não estão proibidas as atividades neste dia. Tanto o DCE quanto a Pró-reitoria de Ensino não defendem a reposição de aulas aos sábados, e em disciplinas em que não estiver prevista aulas no sábado no quadro de horários do semestre, o professor não poderá fazer chamada ou dar conteúdos novos. Nestes casos, a aula no sábado é aceitável apenas se através de consenso com os estudantes que cursam a matéria.

AULAS NÃO PRESENCIAIS

Foi sugerido aos professores, em casos em que as horas-aulas não puderem ser cumpridas integralmente, a elaboração de propostas de atividades não presenciais ou extra-classe, desde que se mantenha a qualidade do ensino. E ainda, vale ressaltar a necessidade destas atividades serem previamente detalhadas, justificadas e submetidas à coordenação do curso.

PROJEÇÕES PARA 2013, 2014 E 2015

Os calendários para os próximos anos serão elaborados posteriormente, pois a deliberação de um novo calendário acontece sempre ao final do último. Mas, de acordo com a lógica usada para a formulação deste, a projeção extra-oficial é que regularizemos nosso ritmo letivo em Agosto de 2015.


Por fim, ressaltamos neste trabalho a prontidão e a disposição para diálogo da DICON, da Pró-reitoria de Ensino e do professor Dimas, relator deste processo; além da atenção e apoio dos Sindicatos dos professores e técnicos, sempre interessados e preocupados em considerar a opinião desta organização estudantil.

Secretaria de Comunicação
DCE UFSJ