terça-feira, 5 de abril de 2011

Nota sobre Denúncia de Perseguição Política

Na tarde de ontem em reunião do Conselho Universitário, um dos componentes do movimento mudança - Carlos Bem - acusou o Conselho de Entidades de Base de praticar perseguição política. Hoje, 05 de abril, foi publicado em seu blog o texto: Perseguição Política e Patrulhamento - utilizando-se de uma foto histórica de luta contra censura na ditadura militar - sem referir-se explicitamente à origem desta "perseguição". Colocamos à disposição todos os espaços possíveis para que seja concretizada esta denúncia, pois, no momento, nos sentimos extremamente ofendidos quando este aluno compara seus pares à ditadores (na mesma reunião do CONSU) após estar presente no Conselho de Entidades de Base e ter seu direto à fala exercido (como todos os/as estudantes tem).

Até provas em contrário, consideramos este feito mera demagogia, o que quer dizer que este membro pretende conduzir os estudantes a uma falsa situação. Demagogia, em termos etimológicos, provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo". Acreditamos que os estudantes possam ser conduzidos através da formação de sua consciência. Este ataque nos parece ser estimulado pela atual situação em que um canal de poder (cadeira de representação discente no Conselho Universitário) está aberto, é oportuno e não nos assusta o "tudo pelo poder". Se pretende aquele assento para projetos políticos individuais, fora da representação coletiva dos Centros Acadêmicos e campus fora de sede, é aceitável, apenas pedimos: conquiste-o com caráter.

O espaço está aberto.

Um comentário:

  1. Já está claro a muito tempo que o quer o movimento "diretas já" ai de São João del-Rei é vaga no Consu.Eles querem abrir "eleições diretas" para Consu para depois se candidatarem na base das eleições do capital e vencer as eleições.Assim ocupa cargos no conselho que realmente decide as coisas na UFSJ.

    E só defendem a troca de modelo por que não passa de oportunistas e aproveitadores como seus partidos e os burocratas da universidade.

    Pois esse modelo que da todo poder de voto aos representantes dos estudantes e poder de interferência a qualquer estudante nas CEBs sempre elege o melhor em termos qualitativos e quantitativos,com muito debate e transparência.

    Coisa que jamais ocorrerá no modelo dos "direitosos" pelo andar da carruagem.

    Com isso aproveitara a influência que terá esse partido ou certa liderança na universidade para chegar ao cargo do legislatativo municipal que a liderança do MGLTs tanto quer.

    ...

    ResponderExcluir