segunda-feira, 18 de abril de 2011

Direito à expressão

Abaixo, texto em resposta à Nota de esclarecimento publicada no site da universidade com a opinião da reitoria sobre a mudança do estatuto da UFSJ pelo Conselho Universitário. Mudança problemática no item da representação dos/as estudantes, pois impõe uma forma de eleição para o conselheiro discente que não é compatível com a decisão do Conselho de Centros Acadêmicos (DCE) e duas mil e onze assinaturas por debater em Assembléias e escolher por votos conscientes o melhor mecanismo para a representação em pauta. No momento pedimos uma escolha dos estudantes para a representação dos estudantes. Coerente?


Nota de esclarecimento, parte II



O Conselho de Entidades de Base (DCE-UFSJ) considera que a mudança de estrutura de eleição do representante discente no Conselho Universitário interfere na autonomia organizativa dos estudantes. Neste ponto, diferimos da opinião colocada pelo Reitor Helvécio Luiz Reis em nota de esclarecimento no site da ASCOM (portal da UFSJ), no dia 14 de abril. Juntos a dois mil estudantes, via abaixo assinado, pedimos mais tempo para debates e esclarecimentos em Assembléias.


É da competência do Conselho Universitário garantir a representação da comunidade externa, técnicos, professores e alunos; contudo cabe a cada segmento definir como serão eleitos seus Conselheiros. Em notas de esclarecimento - enviada ao Conselho Universitário, já observamos a distinção da natureza das organizações sindicais para as político-representativas. O Sindicato exige filiação e se liga a questões trabalhistas, enquanto o DCE-UFSJ é um espaço aberto, independente de filiação, e tem por finalidade ser a voz dos estudantes perante a comunidade universitária – incluso seus Conselhos - e toda a sociedade.



Requeremos ao CONSU e seus Conselheiros (as) respeito à decisão dos estudantes nas Assembleias que já foram convocadas. Necessitamos debater a melhor forma de eleição e distribuição de Conselheiros Discentes aos campi da sede e avançados, estes não representados até hoje. Há de se ter bom senso para com estatuto que rege esta Universidade quando afirma que “é assegurado ao segmento discente, nos termos da lei, o direito de organização da forma que melhor lhe convier.”

Pedimos aos estudantes que fiquem atentos às Assembléias e participem, todos tem poder de voz e voto. Para mais informações acesse o blog do DCE.

Diretório Central dos Estudantes – Conselho de Entidades de Base – UFSJ.



São João Del Rei, 15 de Abril de 2011.





Este texto foi entregue à ASCOM com o intuito de que publicassem-no com a mesma visibilidade que recebeu o texto encaminhado pela reitoria (foto abaixo). Pois somente assim entedemos que o direito de resposta será eficiente.




Gostaríamos de relembrar com o vídeo abaixo uma declaração dada pelo representante da ASCOM, senhor Mauro Garcia Lovatto, no I Seminário de Política de Comunicação da UFSJ.



Tentamos nos munir das mais variadas precauções para garantir que a nossa resposta fosse recebida e que nos dessem comprovante de tal ação. Depois de uma primeira negativa, Mauro Lovatto protocolou o recebimento do texto, mas ressaltando que não era garantida a sua publicação, sem mais explicações. Foi entregue também uma cópia do texto ao secretário da reitoria, que protocolou seu recebimento.


Lembrando ainda do Seminário de Política de Comunicação acontecido em Março deste ano, temos algumas citações que constam na edição especial do ‘Jornal da Universidade’ que se encaixam na fala de Mauro Lovatto quanto à democracia de comunicação que temos na UFSJ, como o assessor afirma.





Na entrevista da professora Filomena Bomfim, mediadora e organizadora do Seminário:

Pergunta: Para você, em que estágio está o uso das redes sociais na UFSJ?

Professora Filomena: Está em estágio inicial. Um bom estágio, porque ninguém está tirando a voz de ninguém do ar, o que é promissor. Começou bem, deve continuar bem. As políticas de comunicação só vão fazer com que todos tenham voz, com que cada um possa se manifestar, observado o respeito necessário.




Embasando-nos na declaração de Filomena Bomfim e acreditando que o texto produzido pelo DCE não fere quaisquer órgãos ou indivíduos, requeremos o direito de resposta à Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de São João Del Rei. A recusa da publicação se configura como cerceamento da manisfestação dos alunos (que são maioria dentre a comunidade acadêmica) em prol da opinião da reitoria da universidade. A ASCOM é financiada com dinheiro público e, portanto, tem a função de assessorar a instituição e não a administração dela.

2 comentários:

  1. Sabe oq estamos vivendo na UFSJ??? Uma ditadura democrática! Por favor reitor. não somos BURROS.

    ResponderExcluir
  2. O DCE vive num mundo de faz de contas, deveria chamar DCE no país das maravilhas, são burocráticos, nada dinâmicos e nos últimos cinco anos nenhum aluno via um membro do DCE a não ser na sala de jogos do dom bosco, curtindo um totó e uma sinuca... por que eles apareceram agora??

    ResponderExcluir