sábado, 13 de novembro de 2010

Carta Aberta à chapa A Hora é Essa, eleições DCE-UFMG


      
São João Del Rei, 12 de novembro de 2010

Há seis anos surgia uma nova idéia entre os estudantes da Universidade Federal de São João Del Rei, uma resposta a práticas lamentáveis dentro das organizações estudantis. Dentre alguns exemplos recorrentes, víamos o desrespeito completo na forma de aparelhamento, corrupção, campanhas de marketing (carreiras eleitorais), isolamento dos estudantes no pós-voto, dentre outros artifícios para favorecer os que em discurso fazem tudo para os estudantes, mas, em verdade querem tudo para si.
Os estudantes se conscientizaram que são sujeitos capazes de se representar e entenderam que a construção coletiva é a nossa maior força, desde então não apenas se reformulou o estatuto como pensam os que querem simplificar tamanha vitória – mas se criou uma nova relação entre os estudantes e sua organização.  Não é de se espantar que os desvios éticos citados acima tenham sido sanados, hoje se representa não por ser desta ou daquela força política, não por ter melhores reservas financeiras disponíveis para conquistar outra “fonte de recursos” – mas sim pelo simples e mais coerente critério: ser estudante. Afinal, este é o objetivo de uma organização estudantil.
Estamos acompanhando com atenção o processo de mobilização que vem acontecendo entre os estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, acreditamos que é possível construir uma nova cultura para o movimento estudantil dentro de uma nova lógica de relacionamento, algo que não venha simplesmente de cima para baixo – isto quando não fica apenas lá em cima. A organização estudantil deve ser construída a partir das bases, com o melhor fluxo informativo e decisório possível, apenas assim estará em condições de entender e atender questões importantes para os estudantes, que estarão lá para dizer quais são – o que felizmente aposentaria a bola de cristal de alguns iluminados. Cabe politização, cabe força política, cabem partidos – mas que caiba a estes, enquanto estudantes, respeito, pois não cabe politicagem, tampouco imposição de pautas que vem de fora do movimento.
Enviamos esta carta com ânimo pelo trabalho desenvolvido e pela possibilidade de vitória na próxima semana. Manifestamos nossa solidariedade a esta admirável postura e desejamos que a construção siga firme, pois o caminho revela a beleza da chegada.


        À luta!

Diretório Central dos Estudantes – Universidade Federal de São João Del Rei 

2 comentários:

  1. TODO PODER À BASE!
    VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE VOLTA ÀS MÃOS DOS ESTUDANTES!

    ResponderExcluir
  2. Segundo o blog da UJC-Brasil o resultado dessa eleição para o DCE-UFMG,que a carta do DCE-UFSJ menciona e da apoio a chapa 3, foi o seguinte:

    1ª - Voz Ativa, 2 - 1754 votos - 32,9% ;

    Composta por estudantes ligados ao Pcr, a Juventude da Consulta Popular, a Juventude Socialista do PDT e indepententes.

    2ª - Para Transformar o tédio em melodia, 6 - 1580 votos - 29,6%

    Composta por estudantes ligados ao PSTU, ao PSOL e independentes.

    3ª - Outras Palavras, 4 - 1174 votos - 22% ;

    Composta por estudantes ligados ao PT e ao PcdoB.

    4ª - A Hora é Essa, 3 - 413 votos - 7,7% ;

    Composta por estudantes ligados a UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA
    e independentes.

    5ª - Dos Estudantes, 1 - 201 votos - 3,8%

    Composta por estudantes ligados a Juventude do PSDB.

    6ª - Grelha, 5 - 138 votos - 2,6%

    Composta por estudantes independentes.

    ResponderExcluir