quarta-feira, 5 de junho de 2013

CAs terão prioridade no Edital de Semanas Acadêmicas

Após diálogo do DCE com a Reitoria, o Edital para apoio das Semanas Acadêmicas foi alterado e agora os Centros Acadêmicos terão prioridade como entidade proponente das tradicionais semanas de curso.

Em abril deste ano, a Reitoria da UFSJ publicou o Edital de Semanas Acadêmicas, com o objetivo de receber e aprovar projetos para a realização da atividade. O DCE constatou que, embora representasse um avanço na política de financiamento das semanas de curso, o Edital deixou de contemplar um ponto importante: os Centros Acadêmicos não constavam como possíveis proponentes e, portanto, não poderiam acessar recursos. (veja a primeira versão)


O DCE realizou, no dia 1º de abril deste ano, a sua Oficina de Finanças, que teve a participação de 17 Centros Acadêmicos. Na Oficina foi formulada uma proposta de financiamento das Semanas Acadêmicas, apresentada à reitoria pelo DCE.


Expusemos em reunião que a ausência dos CAs como proponentes dos projetos era injustificável, se analisarmos a quase unânime organização das Semanas de Curso pelos CAs. E esse trabalho deve ser reconhecido pela universidade.

Após consultas jurídicas e do diálogo do DCE com a Reitora Valéria Kemp, o Vice-Reitor Sérgio Cerqueira e o Pró-Reitor Adjunto Márcio Barroso, o Edital foi alterado e agora o Centro Acadêmico tem prioridade como entidade organizadora. De acordo com o novo edital, a presença dos CAs ativos na Comissão Organizadora é imprescindível para que o projeto seja aprovado. Veja o novo edital.

Primeira rodada de financiamento contempla 10 cursos

Alguns cursos já foram contemplados pela primeira rodada do Edital. Se o seu CA ainda não organizou o projeto para a semana de curso, fique de olho nos prazos e nas alterações do novo Edital e mãos à obra. Vamos aproveitar mais essa vitória do movimento estudantil para fortalecermos o ensino na UFSJ com o protagonismo dos e das estudantes.

Secretaria de Comunicação
DCE-UFSJ

Um comentário:

  1. A próxima Oficina poderia ser Oficina de Postagem em Fórum, que mesmo fosse desnecessário porque não exige conhecimentos específicos poderia qualificar e preparar melhor nossos ativistas/militantes para fazer postagens online.

    https://imageshack.us/a/img32/6531/hnt5.png

    Além disso, fazer postagens online poderia ser justamente para colocar em Prática a fabricação coletiva de imagens e vídeos que os CA's já tiveram preparação para isso.

    Temos o exemplo do Fórum DCE-UFSJ que já existe há 3 anos, mas que é mais pragmático a utilização das Redes Sociais. Pois bem, existirão Redes Sociais com estruturas melhores que aquela merda neonazista.

    ResponderExcluir