segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vida universitária: e depois das manchetes?

Nos últimos meses, após mortes de dois estudantes em Ouro Preto, a mídia está voltando seus microfones e câmeras para a vida universitária. Querem saber sobre a relação das festas de repúblicas com a vizinhança. Além da UFOP, a UFSJ também é foco de interesse. 

Na manhã de hoje, o DCE UFSJ concedeu uma entrevista ao Jornal Estado de Minas sobre questões como: a integração dos estudantes com a população local, o consumo de álcool nas repúblicas e a cultura do trote em São João del-Rei. 

É fato que o consumo alcoólico é grande entre os estudantes universitários. E, segundo pesquisa recente da ANDIFES, os universitários mineiros são os que mais consomem bebida alcoólica. No entanto, antes de um julgamento apressado, vamos analisar os fatores que  nos cercam. 

Sobra estímulo ao consumo de álcool e faltam atividades culturais

Embora façamos o Inverno Cultural, um dos maiores festivais da região, as alternativas de atividades não se estendem para além do evento. Nesta falta de opções, o que reina são os bares e, quando muito, festas em repúblicas (que praticamente foram proibidas). Ao longo do ano, a universidade tem pouco incentivo à integração dos estudantes entre si. Várias organizações estudantis tem projetos de atividades esportivas, acadêmicas, culturais e políticas, mas carecemos de investimento.

Buscando alternativas

A UFSJ, ao proibir o trote, ofereceu e tem fortalecido a Acolhida aos calouros, evento que promove formas não agressivas de interação. Ao contrário de negar a vontade que o estudante tem de se integrar ao novo ambiente, a universidade utiliza isso de forma positiva. Essa atitude, ainda que não dê conta de todos os problemas, pode se ampliar para os demais alunos, durante todo o ano, através de apoio às iniciativas que citamos acima. A universidade pode ser um espaço mais sociável e temos pessoas interessadas em contribuir com isso. 

Já na cidade, não podemos dizer o mesmo. Embora haja pessoas dispostas, não há o mínimo incentivo. Por exemplo, a proibição das festas de república não foi acompanhada de políticas com alternativas de lazer. E vale lembrar que o problema de falta de opções para o universitário é o mesmo que enfrenta o jovem sanjoanense. 

É hora de mudar

As imagens da universidade e do estudante estão diretamente vinculadas. De tal maneira que, a cidade não fará uma imagem positiva do estudante se não a fizer também da UFSJ, e vice-versa. Por isso, a parceria entre reitoria e prefeitura são fundamentais para facilitar a inserção do estudante à vida local.


Secretaria de Comunicação
DCE-UFSJ

2 comentários:

  1. "Consumir alcool" não se trata de um problema em si, a não ser quando envolve uma tentativa de padronização moral, mais uma vez o problema passa sem ser discutido;o envolvimento do corpo da universidade(expresso em pesquisas, extensões etc)a cada dia mais obsoleto...a ruína da instituição!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Texto!!

    Falando em nome do Esporte no CAP, a nossa maior dificuldade em realizar Eventos é a falta de incentivo por parte da Universidade/Governo.
    Não recebemos um Centavo para a prática esportiva, e posso garantir que não faltam projetos!
    É muita burocracia (pra não dizer falta de interesse).
    Passamos por situações lamentáveis, como por exemplo pedir patrocínio de UMA BOLA de FUTSAL e recebermos em seguida a notícia que na ocasião a UFSJ não poderia ofertar...
    Anos mais tarde enfim conseguimos algum material esportivo bancado pela UFSJ, porém de baixa qualidade (quem jogou com a Bola de Futsal que mandaram aqui pro CAP sabe do que eu estou falando...Dura igual um COCO!)

    Aqui em Ouro Branco está complicado.
    Não possuímos Ginásio no CAP (sinceramente não sei nem a previsão pra essa obra), as quadras cobertas da Cidade querem nos alugar, as de responsabilidade da Prefeitura em algumas ocasiões não podem ser liberadas (esse ano por exemplo o Ginásio Poliesportivo ficou praticamente fechado), a Prefeitura da preferência para Projetos locais, um dos Clubes de OB tem a "Cabeça Fechada" para Estudantes...

    Mas aos Trancos e Barrancos estamos indo!
    Temos um Projeto grandioso envolvendo o CAP, e com a boa notícia de que o Clube AEA está disposto a uma Parceria com nós Estudantes, 2013 promete!!

    Tenho certeza que um dias as coisas serão mais fáceis e melhores.
    O que não pode acontecer é desistência da nossa parte...

    Obs: Vale ressaltar o "desertar" da Atlética na UFSJ, que vem fazendo um excelente Trabalho nos últimos anos. Graças a ela o Esporte e Lazer estão ganhando destaque, prestígio, força e investimento!
    Ainda há um longo caminho a percorrer, mas já é algo notável!

    ResponderExcluir