sábado, 9 de junho de 2012

Vídeo-entrevista com Presidente da UNE: pautas, mobilização e articulação do ME


No dia 5 de Junho, aconteceu a Marcha Nacional pela Educação que reuniu cerca de 15 mil pessoas em Brasília. Voltamos com grandes notícias: 

Técnicos também paralisarão suas atividades.

Formação do Comando de Greve Estudantil Nacional

Produção de uma vídeo-entrevista com o atual Presidente da UNE

Greve geral... EM TODA FEDERAL! 
Técnicos também paralisarão suas atividades.
A FASUBRA, Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras, aprovou deflagração de greve nacional para 11 de Junho. Em São João Del Rei, o Sins-UFSJ já havia decidido pela greve local em Assembleia no dia 1º de Junho.
Saiba mais:
Técnicos da UFSJ aprovam greve

Paralisação dos técnicos na UFSJ

Formação do Comando de Greve Estudantil Nacional
Em plenária com a presença de 41 instituições federais, o movimento estudantil deliberou pela constituição de seu Comando de Greve Nacional, que deverá ser a convergência das decisões vindas dos comandos locais. A composição do Comando ficou dessa forma: tem direito a 2 representantes as universidades em greve discente e tem direito a 1 representante as universidades estaduais e as federais que não deflagraram greve estudantil.


Produção de uma vídeo-entrevista com o atual Presidente da UNE
Sobre pautas, mobilização e articulação do movimento estudantil a nível nacional. Produção: Secretaria de Comunicação do DCE UFSJ.
Avalie com os próprios olhos!


Um dos temas do vídeo é a articulação do movimento estudantil. Daniel Iliescu explica a proposta da UNE para a constituição do Comando Nacional, defendendo que ao invés deste, fosse formado um Comando de Luta Estudantil que integraria (ou integrará), além das instituições federais, representantes das universidades e faculdades particulares. Para tanto, defende o CONEG (Conselho de Entidades Gerais da UNE) como espaço legítimo para a sua formação. 
Logo após a gravação do vídeo, as representações estudantis presentes em Brasília decidiram por construir o Comando Nacional formado pelos Comandos de Greve Estudantis Locais.

Curta a página do Comando Nacional no Facebook:
Comando Nacional de Greve dos Estudantes
Secretaria de Comunicação
DCE UFSJ