sábado, 9 de junho de 2012

Comando Estadual de Greve Estudantil. UFSJ presente!

Em reunião convocada pela União Estadual dos Estudantes de MG, no dia 2 de Junho, foi formado o Comando Estadual de Greve Estudantil. O DCE UFSJ estava presente, com dois representantes do Comando de Greve Local e sua Diretoria da UEE.

A proposta de composição do Comando aprovada foi: membros da mesa diretora da UEE-MG (Presidência, Secretaria Geral e Vice-Presidência), cada um com direito a voz e voto, um membro da ANEL-MG, com direito a voz e voto, e três (3) representastes de cada comando local das universidades, sendo que cada comando local terá direito a um (1) voto no comando de estadual de Greve. A articulação estadual tem por objetivo unir o movimento para melhor delimitar suas pautas e organizar ações.


A próxima reunião, convocada para o dia 12 de Junho em Belo Horizonte, será remarcada devido à falta de financiamento para transporte. Dia 18 de Junho haverá a reunião do Comando Nacional no Rio de Janeiro, da qual participam também os integrantes do Comando de MG.

Nota da UEE-MG


Por meio da executiva da UEE-MG e participantes dos comandos locais de greves estudantis, a União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais expressa nossa solidariedade e apoio incondicional a greve dos professores Federais e ao indicativo de greve dos servidores e às greves estudantis. Consideramos, assim, imprescindível a implementação do novo plano de carreira reivindicado pelos professores e pelos técnico-administrativos, como forma de afirmar seus direitos e, ao mesmo tempo, assegurar a qualidade do ensino superior público em todo o país. É legítima a reivindicação de que o governo cumpra o acordo firmado com a categoria no ano de 2011. As dificuldades vividas pelos professores, técnico-administrativos e estudantes da rede federal trazem prejuízos não somente ao conjunto da comunidade acadêmica, mas, num olhar mais amplo, a todo o povo brasileiro, que não desfruta de uma universidade pública que forme profissionais em condições de excelência e produza conhecimento voltado para a solução dos grandes problemas nacionais, como combate à miséria, erradicação do analfabetismo, melhores condições de trabalho e tantos outros.

É necessário unificar nossas lutas em torno das pautas educacionais, por isso defendemos a unidade do movimento estudantil na defesa:

• Por um Plano Nacional de Educação com 10% do PIB;
• Lançamento imediato de um plano emergencial para conclusão das obras de infraestrutura nas universidades;
• Imediata ampliação dos investimentos em assistência estudantil para 1,5 bilhão de reais;
• Contratação de 7 mil novos técnicos administrativo e professores
• Gestão democrática nas universidades com paridade nas eleições para reitoria e órgãos de decisão.

Convocamos os DCE's, CA's, comandos de greves estudantis e todos estudantes para 5 (terça-feira) reforçarem a marcha nacional convocada pela ANDES e FASUBRA em Brasília.

Ficou instaurado um comando estadual de greve estudantil. O comando será composto da seguinte maneira: os membros da mesa diretora da UEE-MG (Presidência, Secretaria Geral e Vice-Presidência), cada um com direito a voz e voto, um membro da ANEL-MG, com direito a voz e voto, e três (3) representastes de cada comando local das universidades, sendo que cada comando local terá direito a um (1) voto no comando de estadual de Greve. Os comandos locais terão até o dia 12 de junho para indicar seus representantes, quando acontecerá a reunião do comando estadual de greve. Os estudantes das Universidades Federais e IFET's que instaurarem seus comandos de lutas poderão ao decorrer do processo indicar seus representes no comando estadual.

União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais 
02/06/2012