sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A conquista do meio-passe sem restrição de horário


Secretaria de Comunicação
DCE UFSJ
 E cantam os estudantes:
 
"A gente não quer só comida, a gente quer comida e ter onde morar

A gente não quer só comida, a gente quer transporte pra todo lugar

A gente não quer só comida, a gente quer meio-passe e poder usar

A gente não quer só o meio, a gente quer inteiro e passe-livre já!"


Diz o Poeta: "[...] Cantamos, porque o grito só não basta e já não basta o pranto nem a raiva. Cantamos porque cremos nessa gente e porque venceremos a derrota [...]" - Mário Benedetti, Por que Cantamos

A força de um movimento bem organizado está evidenciada. O ônibus intercampi foi anunciando em meio a pressões dos estudantes e mantida a mobilização passou de um mal digerido "auxílio transporte" para conquista do meio-passe integral. Os estudantes que participaram ativamente deste processo  e seguiram contribuindo mesmo nos momentos difíceis construíram essa importante vitória.

Nos ensinam os historiadores do movimento: a nossa memória deve ser resgatada, para que se faça justiça a quem se deve. O primeiro processo desse trabalho foi possível com a criação da comissão de assistência estudantil paritária, fruto da ocupação da reitoria de 2008 – um dos nossos importantes marcos históricos. Dando um salto nos anos, a organização do trabalho no Planejamento 2011 (acesso) e a ênfase no tema da vida universitária na Calourada Política do começo deste ano, é outro momento onde apareceu o forte trabalho dos(as) estudantes neste sentido. O anúncio do intercampi foi feito junto a movimentação das Assembléias  - por razão do golpe que ainda se arrasta visando tirar a possibilidade dos Centros Acadêmicos de fiscalizar e acompanhar o representante estudantil no conselho universitário, e ainda deixa os campi fora de sede sem representação - no momento do anúncio haviam mais de 600 estudantes participando ativa e diretamente da construção do posicionamento do DCE em nossas mobilizações e Assembléias, e mais de 2.500 de forma direta mas não ativa (via abaixo assinado). Quase metade da universidade não foi suficiente para desligar o trator da administração, mas como a história continua... nós continuamos organizados ajudando a fazê-la.

Após esta memorável resistência demonstramos excelente sinais de nosso fôlego e demos mais uma resposta  digna para mais um atropelo a decisão dos estudantes pela administração, desta vez na comissão de assistência estudantil: o intercampi = auxílio transporte não foi acordado com nenhuma das estudantes dessa comissão e muito menos com o CEB. Vejam só os desdobramentos das notícias: primeiro sobre o contexto da mobilização em torno do CONSU, em 27/05/2011 uma informação falseada especialmente direcionada para os alunos desinformados: Diálogo em busca de soluções é tônica de reunião entre a Reitoria e estudantes. (acesso) Pífia, mas convenceu um bocado de gente. Depois lembramos o reitor que tem instância do movimento legítimo para fazer anúncios, ou para dialogar (acesso), como queira nosso magnífico e então em 27/06 (demorou né?) Reitoria faz reunião com Comissão de Assistência Estudantil. (acesso) As férias chegaram, mas o DCE foi pro Congresso da UEE na UFSJ onde tentavam mais uma vez golpear os estudantes da UFSJ (acesso). Voltamos a dinâmica letiva e a Comissão de Assistência Estudantil para os trabalhos semanais e em 19/08 foi anunciado que o ônibus intercampi começa a ser implantado na UFSJ. As condições da implantação foi uma decisão unilateral da administração, portanto a comissão de assistência estudantil propôs ao CEB uma série de trabalhos visando consolidar uma proposta séria para melhorar as condições do transporte para nós, estudantes. E em cerca de duas semanas: programa ônibus intercampi: ação da Reitoria reduz preço do meio-passe e acaba com a restrição do turno (acesso). Pergunta: por ação da reitoria entende-se...?

Parte I

 
Estudantes em ato unificado com técnicos e professores da UFSJ

Estudantes, técnicos e professores em luta!



 
Democracia no CONSU

 Parte II -





Aquecendo o Grito


Estudantes, Sindicatos e Movimentos Sociais colocando o bloco na rua no Grito dos Excluídos 2011


Sério: Alguém viu a reitoria?

De qualquer maneira, o nosso agradecimento a ASCOM, que depois de alguns momentos de estranhamento conosco (acesso), se dedicou ao trabalho em pleno feriado nacional para nos dar essa boa notícia. Veja a notícia também no blog do CAADM.


Após o Ato do Grito dos Excluídos ainda rolou rock no Calêndula pra mor de molhar a palavra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário