sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fraude na eleição para o 42º Congresso da UEE (UFSJ)

Carta à Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização do 52º CONUNE

São João Del Rei, 16 de junho de 2011


(Documentos anexos abaixo do texto)

O DCE-CEB UFSJ vem por meio desta relatar à CNECO processo eleitoral fraudulento ocorrido nesta mesma data na Universidade Federal de São João Del Rei, nos campus: Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves.

Inicialmente, depois de formadas duas comissões de 10 estudantes na UFSJ em São João Del Rei, passamos aos trabalhos práticos de organização do processo eleitoral dada a unificação das comissões pela CNECO. Como claro em email enviado em 08/06/2011 à organização do congresso por meio de Mahara Jneesh (anexo 1), tivemos dificuldades no contato com o responsável pela comissão unificada, o aluno Carlos Henrique Bem Gonçalves. No dia 09/06/2011 o responsável pela comissão assinou a publicação de um edital (anexo 2) que convocava as inscrições de chapa e a posterior eleição. Não fomos comunicados e não conseguimos nos comunicar com os responsáveis.

No dia 13/06/2011 encaminhamos à coordenação do congresso e ao Carlos Bem um email com todos os componentes de nossa chapa, pois não tínhamos conseguido contato e era preciso efetuar nossa inscrição (anexo 3). Entramos em contato com o responsável pela comissão e foi marcada uma primeira reunião para o dia 14/06/2011 às 20 horas no Campus Tancredo Neves para definição das características da eleição (anexo 4), entretanto só compareceram à reunião os cinco representantes do DCE UFSJ. Assim achamos conveniente remarcar a reunião, como consta em ata desta data (anexo 5).

Na madrugada do dia 14/06/2011, Carlos Bem encaminhou um email à coordenação do congresso apenas com a inscrição de duas chapas “Diretas Já” e Chapa da Atlética, ou seja, não constava a inscrição da Chapa DCE UFSJ (anexo 6). A este email só tivemos acesso hoje, 16/06/2011. Percebam que o envio das chapas feito pelo aluno Carlos Bem é posterior à nossa inscrição, enviada para o email pessoal do mesmo duas horas antes, e não consta no destinatário nenhum email dos representantes do DCE.

Remarcamos pessoalmente a reunião da comissão unificada com o aluno responsável e ainda por email (anexo 7) para o dia 15/06/2011 ás 18 horas no campus Tancredo Neves. Novamente só compareceram os cinco estudantes representantes do DCE UFSJ. Dada a proximidade do processo eleitoral, nesta reunião decidimos as especificidades do processo, como também consta em ata deste dia (anexo 8).

Relatamos aqui também nossa profunda dificuldade de contato com o estudante responsável pela comissão durante toda a semana.

Hoje, dia 16 de junho de 2011, constatamos a abertura de urna nos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves (anexo 9) o que nos impressionou, uma vez que o processo deveria ser encaminhado em conjunto como entendemos e procuramos trabalhar na última semana. Mesmo sendo este um procedimento claramente fraudulento por todo o relato feito acima, ainda destacamos outras graves irregularidades do processo realizado hoje:

Primeiro indício de irregularidade: como definido pela CNECO é necessário respeitar o prazo de três dias para a campanha antes de se realizarem as eleições, entretanto como consta em email envidado pelo estudante Carlos Bem à CNECO a inscrição das Chapas “Diretas Já” e “Chapa da Atlética” se efetuaram no dia 14 de junho às 00h55 – fora do prazo previamente estipulado pela CNECO. Logo estas eleições não poderiam se realizar hoje. Relembramos que a chapa DCE UFSJ se inscreveu junto à CNECO e ao responsável pela comissão no dia 13 de junho de 2011 às 22h50, como consta em email.

Segundo indício de irregularidade: a cédula de votação fornecida na referida urna somente constava como possibilidade de voto duas chapas, sendo elas Chapa “Diretas Já” e Chapa da Atlética (anexo 10).

Terceiro indício de irregularidade: a ata de abertura da urna do campus Santo Antônio não foi apresentada pelo mesário quando requerida por um membro da Comissão Eleitoral. A ata do campus Tancredo Neves foi consultada e verificamos que ela já estava digitada, finalizada e assinada pelo Carlos Bem e Mariza Mateiro antes do término das eleições.

Ainda nos causou sincero estranhamento a presença de seguranças da universidade próximos a estas urnas, como se pode ver nas fotos, evidenciando uma deliberação da administração da UFSJ em apoio a tal processo ilegal.

Reiteramos que o processo legítimo ocorrerá conforme deliberado, amanhã dia 17 de junho de 2011 a partir das 9 horas.

Certos de que serão tomadas as devidas providências quanto à gravidade dos fatos aqui relatados, e não tendo nada mais a declarar no momento, aguardamos resposta.





Diretório Central dos Estudantes - DCE CEB UFSJ

Centro Acadêmico de Filosofia Leonidas Heggenberg

Centro Acadêmico de História

Centro Acadêmico de Pedagogia

Centro Acadêmico de Psicologia

Centro Acadêmico de Letras

Centro Acadêmico de Biologia

Centro Acadêmico de Administração

Centro Acadêmico de Química

Centro Acadêmico de Física

Centro Acadêmico de Geografia

Centro Acadêmico de Música

Centro Acadêmico de Zootecnia

Centro Acadêmico de Teatro

Centro Acadêmico Livre de Economia

Centro Acadêmico de Arquitetura


Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3



Anexo 4
Anexo 5


 Anexo 6


 Anexo 7



 Anexo 8


Anexo 9


Anexo 10


Um comentário:

  1. O estudante tem que entender que esse Somos Todos Nós implica em "Faça-você-mesmo", ou seja, a Participação não precisa ser por toda a vida acadêmica, mas é muito interessante interagir com isso para o próprio indivíduo colocar seu dedo na construção do Movimento. A participação é que faz a roda da vida girar e as mudanças acontecerem.

    ResponderExcluir