quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Após negociações, meio-passe integral está de volta



Ontem (06), na reunião da Comissão de Assistência Estudantil, o DCE levou novamente a pauta do transporte. Saímos de lá com a  notícia de que há um novo acordo entre a universidade e a Viação Presidente, com a integralidade do meio-passe contemplada!



Meio-passe é Lei

A título de esclarecimento sobre os nossos direitos, de acordo com a Lei Municipal 3.922 de São João del-Rei, todo estudante tem direito de pagar metade do valor da passagem de ônibus. Com ou sem acordo entre Presidente e UFSJ, nós continuaremos podendo requisitar o meio passe no guichê da empresa, por direito. O que acontece em alguns momentos são tentativas de restringir nosso direito, por exemplo limitando-o a turnos, e dessa vez nós conseguimos impedir novamente.

Meio-passe voltará a valer em todos os turnos

Em breve voltaremos a usar o meio passe em qualquer hora do dia! Entretanto, ainda temos uma preocupação e gostaríamos de lembrar que o contrato (ainda por assinar) entre UFSJ e Presidente tem um novo prazo de término e os contratos não garantem a perpetuação dos benefícios conquistados neste momento.

Na nossa avaliação, a via mais duradoura é a regulamentação da integralidade do meio passe através de Lei Municipal. De tal maneira que o benefício também se estenda a todos os estudantes de São João del-Rei e, principalmente, para que não fiquemos mais vulneráveis com o término de contratos que sempre implicam em mudanças de regras e tentativas de restringir o meio-passe. Buscaremos mais essa conquista!


Novas regras para o meio-passe

Para usar o meio-passe, será necessário fazer o cartão transporte, pois a Viação Presidente não trabalhará mais com tickets de papel. A empresa está reformulando seu modelo de cobrança e passará a usar o sistema de catracas eletrônicas nos ônibus. A partir de agora, todos os usuários devem requisitar o cartão transporte no guichê da empresa.

Para facilitar a confecção para os estudantes da UFSJ, em breve os cartões serão feitos através das bibliotecas dos campi, em um processo parecido com a confecção da carteirinha estudantil. O que ainda não se sabe é: quais documentos serão necessários e o prazo para início deste processo.

Os estudantes que preferirem requisitar o cartão diretamente na Presidente devem levar os seguintes documentos: Foto 3x4 / Xerox do RG e CPF / Xerox do comprovante de residência  / Declaração de Matrícula (pode ser impressa através da Intranet). Os horários de funcionamento são das 8h às 12h e das 13:30 às 18h. O escritório da Viação Presidente fica atrás do posto Vianini, na Av. Leite de Castro.



Secretaria de Comunicação
DCE UFSJ

3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho DCE!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber quando vão começar a olhar pra galera de Sete Lagoas que tem que pagar todo dia 2,15 por passagem. E ainda tem que ficar na BR esperando o onibus passar.

    ResponderExcluir