sexta-feira, 13 de abril de 2012

Problemas com cantina.. CAs de Divinópolis organizam abaixo-assinado por melhores condições

Divinópolis, 25 de novembro de 2011


Prezados senhores responsáveis pela cantina SUED Lanches, instalada no campus da UFSJ – CCO Dona Lindu:




MANIFESTO


Nós, alunos, técnicos e professores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Centro-Oeste (CCO) Dona Lindú, gostaríamos de deixar bem clara a nossa insatisfação com os atuais serviços prestados pela SUED lanches, cantina estabelecida no térreo do bloco A.


Não tenham dúvida de que a SUED lanches é apontada por muitos como o maior ponto fraco do nosso campus. Os motivos para isso ficarão explícitos logo a seguir.

Optamos por redigir esse documento como forma de expor, publicamente, os problemas que há muito vem ocorrendo e que desagradam não só alunos, mas também técnicos, professores e visitantes da nossa instituição.

É bom que os senhores saibam que um grande número de alunos da UFSJ deixam o campus durante o horário de almoço por não suportarem mais se submeter à alimentação aqui oferecida. Isso para não mencionar aqueles que deixam de se alimentar e preferem ficar com fome durante o almoço ou intervalos entre as aulas.


A SUED lanches é repleta de situações, eventos e condições que colocam em risco a saúde e o rendimento acadêmico daqueles que aqui se alimentam e que, muitas vezes, não tem condições de se deslocar ou de pagar por outro tipo de alimento. É importante lembrar que uma rotina saudável de estudos deve ser acompanhada de uma alimentação balanceada e variada, feita em condições de higiene. Coisa que aqui não temos.

Por se localizar dentro de uma instituição federal de ensino, acreditamos que o caos reinante na SUED lanches é insustentável. Chegamos ao limite. Agora é hora de negociar as modificações em prol da prestação de um serviço adequado à realidade acadêmica de um campus da área de SAÚDE.


Esse documento não é reacionário, nem injusto. Tudo o que relataremos aqui foi observado por diversos alunos, testemunhas dos absurdos que há muito tempo se estabeleceram como o normal nessa universidade. Gostaríamos de deixar claro que nossa postura é de respeito e de permanente diálogo com os senhores.

Se as palavras aqui utilizadas forem duras e explícitas, saibam que elas refletem nada mais do que o cotidiano daqueles que dependem dos serviços prestados pelo senhores.

A seguir, apresentamos cada fator de insatisfação e indignação demonstrados pela comunidade acadêmica em nosso campus:





• Em relação à limpeza e às condições de higiene:
  • Acúmulo de funções: um mesmo funcionário manipula o dinheiro no caixa, realiza a limpeza e manuseia os alimentos (tanto para prepará-los, quanto para servi-los).
  • Limpeza inadequada do balcão da cantina e da cozinha em geral.
  • Falta de limpeza das mesas do refeitório e acúmulo de pratos, talheres e sujeiras deixadas por pessoas que já almoçaram.
  • Pratos mal lavados e forma inadequada de embalagem dos talheres (a funcionária realiza diversas atividades e depois manipula os talheres com as mãos para colocar nos saquinhos plásticos).
  • Forma interna de preparo e armazenamento dos alimentos pouco higiênica: garrafa pet para fazer purê de batata; frutas picadas sobre a bancada da pia; alimentos já preparados descobertos e em contato com o ar por muito tempo antes de serem servidos; carnes acondicionadas em panelas sobre uma chapa suja e descoberta; saladas com verduras e legumes velhos e muitas vezes estragados; carnes gordurosas e de qualidade ruim, etc.
  • Diversos alunos já relataram ter encontrado vermes e fios de cabelo na comida.
  • A máquina de cappuccino e expresso é "aberta" na parte de trás e nesse espaço se acumulam insetos, sendo que já foram encontradas partes de insetos não apenas na máquina como também em seus produtos (cappuccino).

• Em relação ao cardápio:
  • Ausência de cardápio.
  • Pouca variedade no almoço (praticamente todos os dias são servidas as mesmas opções).
  • Pouco planejamento na elaboração das opções do dia, gerando, por exemplo, pratos com cinco tipos de carboidratos: arroz, batata, purê, macarrão e farofa.
  • Falta de opção de carnes brancas, peixes e não fritas.
  • Preparo pouco saudável das carnes: as opções são quase sempre as mesmas, e o método de preparo utilizado geralmente é a fritura, sem que haja preocupação com a quantidade de óleo utilizado. É nítida a grande quantidade de gordura nos cortes.
  • Inexistência da opção de Prato Executivo, sendo que o usuário que chega mais tarde (a partir de 13:00h) tem pouquíssimas ou nenhuma opção de almoço, tanto no sentido quantitativo quanto qualitativo.
  • Poucas opções de salgados.
  • Inexistência de opções saudáveis de lanches, como suco de frutas, frutas, sanduíches naturais.

• Em relação ao preparo dos alimentos:
  • Café de baixa qualidade, parece ser realizado sem coador, por um processo de sedimentação.
  • Salgados requentados várias vezes (ficam duros e estragam).
  • Preparo pouco higiênico das saladas de frutas e sanduíches.

• Em relação à organização:
  • Número de funcionários insuficiente para a demanda.
  • Enorme demora no atendimento, inclusive fora dos horários de intervalo/almoço.
  • Horário de atendimento: muitos alunos realizam atividades no campus após as 17:00h, mas dificilmente são encontrados lanches neste horário, apesar de a cantina ainda estar aberta. Quando ainda há salgados, estes estão velhos.


    • Em relação aos preços:
    • Os preços em geral (salgados, sucos, cafés e almoço) estão bastante acima da média, principalmente considerando-se que a maioria dos usuários da cantina são estudantes e que a instituição é federal. Em comparação com os preços de outras cantinas de Universidades, a diferença chega a ser absurda.

    Assim, os estudantes da UFSJ - CCO aguarda posicionamento do senhores em relação aos diversos problemas aqui apontados. Colocamo-nos à disposição para uma reunião presencial com representantes de cada um dos centros acadêmicos do quatro cursos do campus, em local a ser combinado, caso queiram obter mais alguma informação ou mesmo já propor a forma de melhoria dos serviços prestados.

    Aguardaremos ansiosamente o retorno deste documento, e esperamos que possamos estabelecer um diálogo respeitoso e produtivo, sem a necessidade de medidas extremas.

    Atenciosamente,
    CA’s de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário