segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estudante em movimento! As nossas contribuições à greve


No dia 17 de Maio, os professores das instituições federais de ensino deflagraram uma greve que já atinge 42 das 59 IFES existentes no país. Estimulados por este exemplo, o movimento estudantil está articulando-se nacionalmente para somar na pressão ao governo federal. Organizações representativas estudantis de 25 universidades, centros tecnológicos e institutos federais aderiram a um calendário unificado de mobilizações e 17 destas votaram pela deflagração, também, da greve de estudantes. 


Na UFSJ, a mobilização foi protagonizada pelos Centros Acadêmicos com assembleias e produção de documentos públicos. Neles, as pautas mais recorrentes foram o apoio à greve já deflagrada e a paralisação das atividades acadêmicas também por parte de nós, estudantes. Assim, muitos cursos da UFSJ estão hoje em greve estudantil.

Abaixo, veja o resumo do que as entidades estudantis da UFSJ fizeram nestas duas semanas.

DCE UFSJ

O Conselho de Entidades de Base (reunião dos delegados dos Centros Acadêmicos) elaborou um calendário com duas atividades centrais para a primeira semana:

16 de Maio - Assembleias de cursos
17 de Maio - Ato em apoio à greve dos professores e Assembleia Estudantil Geral, onde aprovamos as seguintes pautas:
- Apoio à greve dos professores
- Pedido de suspensão do calendário acadêmico
- Continuidade no pagamento das bolsas estudantis durante a greve
- 10% do PIB brasileiro para a educação
Tivemos a participação de 11 Centros Acadêmicos e cerca de 150 estudantes. Também aprovamos o texto da Moção de apoio do DCE UFSJ aos professores.

O segundo ato, com participação de estudantes, professores e técnicos, aconteceu no dia 24 de Maio com concentração no Campus Santo Antônio. Veja: fotos ou mais informações.


O DCE UFSJ organizou um grupo de estudantes que irá acompanhar as ações do comando de greve docente, com o objetivo de nos mantermos informados e organizar ações em conjunto. A comissão é aberta a novas adesões. Caso queira participar, entre em contato pelo e-mail dcecebufsj@gmail.com ou pelo grupo do Facebook: DCE UFSJ: Diretório Central dos Estudantes.





Centros Acadêmicos de Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Telecomunicações e Diretório Acadêmico do Campus Alto Paraopeba

Os estudantes se reuniram em Assembléia Geral no dia 16 de Maio e apoiaram com unanimidade a paralisação das atividades acadêmicas em respeito à greve dos docentes a partir do dia 25/05/2012.
Foi aprovada também a pauta de reivindicações do DCE:

- Paralisação do calendário letivo;

- Negociação para que as bolsas auxilio continuem no período de greve;

- 10% do PIB para a educação.







Centro Acadêmico Treze de Agosto - Enfermagem do Campus Centro Oeste

O Centro Acadêmico Treze de Agosto, realizou uma assembleia no dia 18 de maio com a participação de 85 estudantes de enfermagem, em que ficou decidido:
- O endosse à moção de apoio à greve dos professores elaborada pelo DCE/UFSJ
- A interrupção das atividades a partir desta data.
- Ficam MANTIDAS as atividades acordadas anteriormente e que já foram aceitas pelos alunos.
- Os projetos de pesquisa e extensão deverão ser avaliados individualmente com os seus orientadores quanto à interrupção ou continuação dos trabalhos.
- Fica impedido às turmas marcar qualquer atividade para os próximos dias, salvo decisão UNÂNIME dos alunos regularmente matriculados no período.
- O calendário das reposições de aulas deverá ser acordado com o Centro Acadêmico e representantes de turma

Centro Acadêmico 29 de Outubro - Medicina do Campus Centro Oeste

Decidiram também pela paralisação do corpo discente os estudantes de Medicina da UFSJ.  Em apoio à greve docente nacional e tendo em vista a integralidade do currículo do curso, os alunos declararam que a partir do dia 25 de maio as atividades acadêmicas estão oficialmente paradas.
A assembleia, realizada no dia 18 de maio, teve a participação de 81 estudantes e todos votaram a favor da greve estudantil.
Moção de apoio ao movimento grevista dos docentes federais. documento completo


Representantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas do Campus Sete Lagoas


Os representantes discentes do Campuss Sete Lagoas reuniram 138 estudantes em assembleia no dia 15 de Maio, para discutir sobre a paralisação discente pelos motivos: 1.apoio à greve dos docentes, 2.solicitação de melhoria das estruturas das Universidades, 3.por uma educação gratuita e de qualidade. Por unanimidade dos representantes discentes e com 122 votos dos demais discentes a favor e 8 votos contrários, votaram pela greve discente com paralisação geral das atividades acadêmicas, exceto os alunos de Iniciação Científica e bolsistas que necessitarem exercer alguma atividade. 

Centros Acadêmicos de Psicologia, História e Filosofia

No dia 16 de Maio estes CAs organizaram uma assembléia no teatro do Campus Dom Bosco com presença de cerca de 80 estudantes dos três cursos e com convite estendido a Pedagogia e Letras. Foram feitos esclarecimentos acerca da greve. Dentro destes cursos, houve reuniões de turmas a respeito da deflagração de uma greve estudantil.

Centro Acadêmico de Teatro

A assembléia estudantil no curso de Teatro aconteceu em 16 de Maio e foram aprovados:
- Apoio à greve;
- Reposição de todas as aulas;
- Continuação do pagamento das bolsas estudantis.

Centro Acadêmico de Biologia e estudantes de Física e Química

   A assembleia estudantil no DCNat (Departamento de Ciências Naturais) aconteceu no dia 16/05 e contava com a presença de cento e vinte e seis estudantes dos cursos de Biologia, Física e Química. Foi organizada pelo Centro Acadêmico de Biologia, Filipe Batista, estudante da Física, e Matheus Cecílio, estudante da Química. Contou também com o apoio do Coordenador de Departamento, Professor Marco Antônio Schiavon e a presença de dois professores da Biologia: Letícia Vieira e André Flávio Rodrigues. Nas suas falas, os professores fizeram uma exposição sobre o plano de carreira docente e responderam a diversas dúvidas que surgiram durante a discussão.
   Os alunos do DCNat votaram a favor da greve discente. Em seu comunicado, declaram:
   "
Por meio deste, então, vimos comunicar ao corpo docente do DCNat a decisão tomada na assembléia, a partir desta data, em apoio aos docentes em greve e às necessidades do corpo discente, os estudantes deste departamento se declaram em greve."
COMUNICADO. documento completo







Centro Acadêmico de Geografia

No dia 18 de maio, o CA de Geografia tornou pública uma nota na qual declarava apoio à greve dos professores, ressaltando serem "justas, dignas e necessárias as reivindicações por melhorias na educação pública brasileira".
Reforçando a aliança entre os segmentos da universidade neste momento de luta.


Agradecimento a Adriano Ulhoa, estudante do CAP UFSJ, pela sugestão da publicação.
Secretaria de Comunicação

DCE UFSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário