quinta-feira, 17 de maio de 2012

DCE-UFSJ manifesta apoio à greve dos professores

 
Em sua última reunião de terça-feira (15), o Conselho de Entidades de Base do DCE-UFSJ aprovou um calendário de ações coordenadas iniciado ontem com Assembleias de curso (em breve mais informações). Já no dia de hoje, marco do início da greve em 36 universidades públicas do país, foi realizado um ato em apoio à greve dos professores como parte de uma articulação nacional do movimento estudantil.



Em São João del Rei, as pautas do ato foram: 1) Apoio à greve dos professores, 2) Manutenção das bolsas no período de paralisação, 3) Suspensão do calendário acadêmico e 4) 10% do PIB para a educação. O ato teve início com concentração às 13 horas no Solar da Baronesa com cerca de 150 pessoas. Por volta das 15h,  a manifestação seguiu em direção ao Campus Santo Antônio e durante o percurso expusemos principalmente o apoio estudantil à causa dos professores. 

Após a marcha, foi realizada a Assembleia Estudantil que contou com a  presença da vice-presidente da ADFUNREI, Maria Rita Rocha do Carmo. A professora comentou questões sobre a greve e esclareceu dúvidas dos presentes. Contamos também com representantes de 11 Centros Acadêmicos que repassaram informações e deliberações das Assembleias de curso. Com isso, deu-se início a defesa e votação das seguintes pautas:


1. Apoio à greve dos professores como forma de pressão dos estudantes para que as reivindicações dos docentes sejam cumpridas e a greve tenha menor duração. APROVADO!

2. Suspensão do calendário acadêmico para que não haja atividades isoladas de ensino. Assim, as aulas serão repostas integralmente ao final da greve. APROVADO!

3. Manutenção das bolsas estudantis durante o período da paralisação  em que parte dos projetos de extensão, pesquisa, monitoria e atividades da universidade serão interrompidos. APROVADO! 

Por fim, gostaríamos de agradecer o Sindicato dos Metalúrgicos de São João del Rei pelo apoio, e o fotógrafo Marcius Vinicius Barcelos pelo registro. 

Para ver mais fotos da manifestação, clique aqui.

Secretaria de Comunicação
DCE-UFSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário