terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolsas durante a greve, parte 1: Extensão


A Secretaria de Comunicação do DCE UFSJ procurou, na manhã de hoje, a Pró-reitoria de Extensão para esclarecer dúvidas acerca do recebimento de bolsas de Extensão. Conversamos com o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Prof. Marcos Vieira Silva e o com professor Eder Jurandir Carneiro, e obtivemos as seguintes informações.

O que a PROEX diz: As bolsas de Extensão serão interrompidas se o professor enviar um ofício declarando formalmente a paralisação do Projeto ou Programa. Caso contrário, serão pagas normalmente.

O que os professores fazem: atualmente estão acontecendo reuniões de departamento e colegiado para discutirem, entre outras pautas, o nível da paralisação: aulas? projetos? pesquisas? Só depois saberemos o compromisso firmado e o que cada professor irá fazer.

O que o comando de greve¹ decide: por lidar diretamente com a comunidade externa e desenvolver muitos trabalhos inviáveis de serem paralisados, a Extensão pode ter um tratamento diferenciado em relação às outras atividades docentes. O comando de greve irá discutir o assunto na reunião que se realizará amanhã às 14h.

E os estudantes?
A nossa bolsa depende dessas 3 instâncias, porém, não podemos ficar olhando o mês passar. 
Propusemos à Pró-reitoria de Extensão a seguinte negociação: os estudantes continuam a receber a bolsa MESMO COM A ATIVIDADE PARALISADA e, ao final do cronograma dos projetos, cumprem o trabalho referente aos dias da greve. A PROEX concordou em fazer uma reunião para analisar o pedido e mandá-lo à Procuradoria Jurídica, que dará um parecer sobre sua possibilidade legal. Na reunião do comando de greve, amanhã, levaremos a proposta de que os docentes entrem conosco nessa negociação.


Sobre as bolsas de pesquisa e bolsas atividade: estamos complementando as informações e divulgaremos logo que possível.
Sobre monitorias: a Pró-reitoria de Ensino ia se reunir na tarde de hoje para decisões acerca do problema.



¹Comando de greve é uma comissão formada por integrantes da categoria que, em tempos de greve, assume as tarefas da diretoria do sindicato, bem como: organizar a mobilização, fazer contato com os comandos estadual e nacional, formular instruções e boletins informativos à categoria, entre outras.

Caso a postagem não esteja completa, deixe sua dúvida na Página do DCE no Facebook ou a envie pelo e-mail: dcecebufsj@gmail.com.

Secretaria de Comunicação
DCE UFSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário