quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Relato da Assembléia dos Docentes da UFSJ: aprovado indicativo de greve

11.08.2011

Secretaria de Comunicação
DCE-CEB UFSJ


Hoje os docentes da UFSJ estavam em Assembléia no Teatro do Campus Santo Antônio com as pautas: 1. Informes; 2. Avaliação da proposta do governo e mobilização da categoria: indicativo de greve; 3. Jornada Nacional de Lutas do mês de agosto; 4. Outros assuntos. A Assembléia contou com 66 docentes, número suficiente para quorum deliberativo - fato que segundo a diretoria da Adfunrei não ocorria a cerca de 8 anos, a síntese da análise dos presentes foi que esta assembléia representeou um momento de fortalecimento de um movimento que está em construção.

Os debates foram essencialmente concentrados nas pautas emergenciais (salário e carreira) e na análise da mobilização local, nacional e as negociações com o Governo. Ao final da Assembléia foi aprovado indicativo de greve – ainda sem data definida – devido à postura de pouca negociação do intermediário do Ministério do Planejamento, que segundo a diretoria do sindicato é a instância responsável pela negociação. Outras deliberações poderão ser acompanhadas no site da Adfunrei.

Houve abertura para uma fala representando os técnicos e outra para a representação dos estudantes (DCE). A perspectiva apresentada pelos estudantes é de unidade pela melhoria das condições da educação e da universidade, principalmente a consolidação dos cursos/estrutura REUNI e que 10% do PIB brasileiro seja destinado a educação. Hoje este valor está em torno de 4,7%. Lembramos também da forte mobilização e resistência na greve dos professores da rede estadual de educação que exigem cumprimento da lei do piso salarial e dos técnicos administrativos que começam a ter seu direito de greve cerceado. Em relação a mobilização docente e o indicativo de greve, nossa posição é de abertura para diálogo e - assim como já viemos fazendo - fazer circular a informação para que dentro de pouco tempo seja chamado debate entre os estudantes, e neste debate façamos a síntese de nossa análise e tenhamos condições de definir uma posição que nos represente verdadeiramente.

Ocorrerá uma nova Assembléia na semana que vem – quarta ou quinta-feira – e incentivamos o acompanhamento presencial por parte dos estudantes, posto que os debates são democráticos e esclarecedores, ou via site da Adfunrei onde será divulgada a data da próxima Assembléia e informações complementares a estas, assim como o acompanhamento da greve dos técnicos através da página do Sindicato dos Servidores.

Um comentário:

  1. Parabéns por fazerem o relato das discussões importantes que estão ocorrendo.

    ResponderExcluir