quarta-feira, 9 de maio de 2012

São João del Rei: Estudantes se manifestam pelo Veto de Dilma ao Novo Código Florestal


O Código Florestal Brasileiro está sendo alterado, e grandes questões de interesse nacional sempre evidenciam as mais diversas posições e interesses.


Secretaria de Comunicação
DCE-UFSJ


Através de declarações para a Agência Senado a Senadora Kátia Abreu, uma das lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária -  mais conhecida como "Bancada Ruralista" - afirma que no Brasil acabou-se com o que ela classifica como "ditadura ambiental", que impedia o Senado de discutir o meio-ambiente brasileiro. Ainda segundo a Senadora, opõe-se ao texto do novo Código Florestal apenas "meia dúzia de ambientalistas xiitas". 

Avessos à declaração da Senadora e à mudança no Código Florestal; ONG's, Artistas, Acadêmicos, Movimentos Sociais e Estudantes vêm puxando a campanha Veta Dilma!, que já ganhou as redes sociais e as páginas de muitos dos principais jornais e revistas do país. O texto do Novo Código já aprovado no Congresso (cuja composição é extremamente favorável à bancada ruralista que possui cerca de 268 membros entre Deputados Federais e Senadores dos 594 possíveis - cerca de 45,11% do Congresso Nacional) agora depende da sanção ou veto da Presidente Dilma.


Veta Dilma! em São João del Rei

É nesse contexto que surge a ideia por parte de estudantes do curso de Biologia da UFSJ para fazer uma manifestação pelo veto da Presidente nas ruas de São João del Rei. Através de um relato para a Secretaria de Comunicação, uma das organizadoras conta como aconteceu: "Acompanhei a votação do novo projeto do código pela TV no dia 25, quando saiu o resultado começamos uma articulação com algumas pessoas de várias cidades do Brasil via Facebook, num grupo chamado "Campanha viral #VETATUDODILMA Chamada Nacional", onde a gente pedia que os usuários trocassem suas fotos por uma do #VETADILMA, à medida que o pessoal de São João foi aderindo, e fomos discutindo o assunto, a ideia foi tomando forma."  

A partir disso,  "fizemos duas reuniões, uma no feriado do dia 01/05 e outra no dia 02/05, e em uma semana conseguimos organizar um ato com alunos da biologia e de alguns outros cursos (letras, filosofia, história, geografia) para o dia 05/05, no sábado. A concentração aconteceu no Largo do São Francisco, de lá partimos para a ponte da cadeia, fonte da Tancredo Neves, Leite de Castro e terminamos na praça do Matozinhos. O ato teve o caráter de chamar a atenção da população da cidade e também de chamar o debate pra dentro da biologia, para os riscos da aprovação do projeto, tanto ambientais quanto sociais."



O Relatório do Novo Código Florestal foi protocolado nesta segunda-feira e Dilma terá até o dia 25 deste mês para definir sobre o tema. Até lá, a biologia não para. Ainda segundo a estudante de biologia, "temos o objetivo de continuar com a discussão a respeito desses e de outros temas, e trazer pra galera as Campanhas Nacionais da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBIO), que tem contribuído há algum tempo com material sobre este e tantos outros assuntos importantes para a nossa formação, mas que não são contemplados como deveriam no nosso curriculum. Nesta quinta, às 16:30 no DCNAT, já temos marcada uma reunião onde pretendemos dar continuidade ao processo."



Leia mais sobre o Código Florestal:



Kátia Abreu saúda texto do novo Código Florestal e critica 'ONGs inimigas do Brasil'

Nenhum comentário:

Postar um comentário