quarta-feira, 6 de julho de 2011

ESTUDANTES E SERVIDORES UNIDOS PELA EDUCAÇÃO

Estudantes e servidores da UFV se uniram para manifestar por melhorias na educação e assistência estudantil da universidade!


No dia 16/06/11 estudantes e servidores/as da Universidade Federal de Viçosa se uniram e ocuparam por 3 horas o principal prédio administrativo e máquina burocrática da universidade: o Prédio Arthur Bernades - Bernadão.



 
O grupo de cerca de 100 pessoas se concentrou no gramado da sede cultural do Diretorio Central d@s Estudantes, fazendo uma panfletagem no local. As 13h começaram uma marcha em direção ao Bernadão fechando a principal avenida da universidade e finalizando no prédio, onde ocuparam o saguão principal, entoando palavras de ordem e afixando as bandeiras das entidades presentes e faixas da campanha. O objetivo da ocupação foi denunciar o inchaço da universidade; a precarização da educação; a política de assistência estudantil e a reduzida abrangência desta; o atraso de várias obras; o congelamento do salário d@s servidores/as, a redução do quadro de funcionários e a precariedade da terceirização.



Impedindo o funcionamento normal do prédio, os manifestantes mantiveram-se animados e firmes com a luta realizada e suas reivindicações, até que o vice-reitor da instituição David Demetrius da Silva compareceu no local. @s manifestantes presentes fizeram várias falas e foi lida uma carta direcionada à Reitoria em que explicitaram o problema além de propor e cobrar soluções. Após a leitura o vice-reitor recebeu e assinou o documento comprometendo-se à analisa-lo, contudo, apenas palavras não são suficientes. É necessário continuar na luta. Ele também se comprometeu a levar a causa dos servidores adiante, afirmando-se contra a terceirização.



Participaram da ocupação diversas entidades: Diretório Central d@s Estudantes – Gestão V!ração, ENEBIO (Entidade Nacional de estudantes de Biologia), FEAB (Federação dos estudantes de Agronomia do Brasil), ABEEF (Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal), PCG (Primeiro Comando da Geografia), CMA Feminino-Novíssimo-Velho (Comissão de Moradores de Alojamento), ASAV (Associação dos Servidores Administrativos da UFV), CAPED (Centro Acadêmico de Pedagogia), Diretoria de Movimentos Sociais da UEE-MG, Diretoria de políticas educacionais da UEE-MG e Reconquistar a UNE. Participaram do ato, também, diversos estudantes independentes que compartilham da causa.





Entenda o contexto das reivindicações
A UFV, nos últimos anos, tem expandido o número de vagas sem conseguir expandir a infraestrutura da universidade proporcionalmente. A assistência estudantil na universidade já não consegue mais suprir a demanda, prova disso é a fila do Restaurante Universitário e a permanência prolongada de mais de 50 pessoas esperando pela bolsa definitiva no alojamento provisório Hilton. A educação está comprometido pois o nº de professores é reduzido, vários cursos não possuem laboratórios e equipamentos, a biblioteca não tem espaço suficiente tanto para livros quanto para pessoas, entre outros. Nesse contexto vári@s estudantes se organizaram para denunciar estes problemas e lutar pela resolução deles.



A campanha "CRESCER E NÃO INCHAR! QUALIDADE JÁ! Por uma melhor educação e assistência estudantil na universidade!” protagonizada por estudantes de diversos cursos e entidades já realizou 3 assembléias gerais (com a presença de 200 à 300 estudantes) e 3 atos: Um ato em frente à reitoria, um almoçasso no Restaurante Universitário e a ocupação do Bernadão. As mobilizações ocorreram também nos outros campi, sendo realizadas 5 assembléias e várias mobilizações. Durante o ano o comitê de campanha se reuniu diversas vezes com a administração da universidade buscando o diálogo e sempre recebendo negativas ou justificativas e nunca propostas de ações concretas.



Quanto a@s servidores/as técnico-administrativos, o segmento está se mobilizando nacionalmente na busca de um reajuste salarial, adequação do plano de carreiras, fim da extinção dos cargos públicos entre outras pautas. Na UFV, em assembleia de servidores/as, foi deflagrada a greve. Por entender que a luta estudantil é também a luta d@s servidores/as, por se tratar de áreas conexas, aprovaram em assembleia a participação no ato da campanha “Crescer e não Inchar!”.



A realização do ato por técnicos administrativos e estudantes em conjunto representa um fortalecimento da luta pela qualidade da educação na Universidade Federal de Viçosa. Além disso, a atuação d@s estudantes organizad@s no Comitê de Campanha demonstra que estamos em um período de fortalecimento do movimento estudantil em que se ampliam as possibilidades de conquistas e avanços através da luta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário